Holochain, um sistema pós-blockchain

Holochain é uma estrutura de código aberto usada para criar aplicativos ponto a ponto seguros, confiáveis e rápidos. Em vez de depender de servidores, os aplicativos Holochain conectam dispositivos de usuários diretamente uns aos outros em redes seguras.

Além disso, o Holochain oferece aos usuários o melhor dos dois mundos, a autonomia e disponibilidade do software instalado localmente, com o poder e a redundância do software em nuvem. Os desenvolvedores de aplicativos, por sua vez, não precisam mais manter ou pagar pela hospedagem na nuvem.

A rede adere um pensamento com foco no agente, ou seja, ela coloca o usuário no centro de sua experiência computacional. Esse modelo não é apenas para chamar atenção do público, pois é assim que, realmente, a rede se comporta. Os aplicativos são executados em seu dispositivo, criando identidades e dados próprios.

Com isso, a interfaces de programação abertas ajudam a garantir que o usuário tenha acesso, enquanto o controle de permissão baseado em consentimento e protege o próprio usuário contra o uso não autorizado.

Porque utilizar o Holochain?

O Holochain compreende a mudança do mundo e se atualiza com isso. Por exemplo, a rede ajuda a criar alternativas aos sistemas centralizados dominantes da internet, protegendo a capacidade dos usuários e fornecendo informações confiáveis sobre as quais podem agir. Isto ficou denominado de agência digital e essa é a grande chave que a rede utiliza para enfrentar os problemas atuais.

Além disso, o Holochain cria sua própria rede ponto a ponto criptografada, isso se traduz que nada vai dificultar ou encerrar a comunicação do usuário. A rede acredita que os aplicativos se tornam mais poderosos quando chegam com qualidade e em grande escala aos usuários.

Nesse sentido, o sistema da rede é bastante flexível em relação a idiomas de programação, o que é muito bem visto dentro do universo dos desenvolvedores. O Holochain se apresenta como uma alternativa de se sobrepor às blockchains tradicionais, consumindo apenas uma fração da largura de banda das cadeias tradicionais. Devido a esses fatores, a rede apresenta um grande potencial de crescimento ao longo do tempo.

Veja também: Neo, um ecossistema de economia inteligente

Como é o funcionamento de um aplicativo Holochain?

Um aplicativo criado a partir da rede Holochain é daqueles que os usuários e desenvolvedores estão acostumados. Esses aplicativos começam com uma agência individual que permite a execução de uma própria cópia do aplicativo, sua identidade e os dados ficam armazenados na máquina. É importante lembrar que nada acontece sem o consentimento do usuário e a cada dado criado é disponibilizado uma chave exclusiva.

No plano central do aplicativo é apresentado uma coleção de regras que definem como são os dados válidos. Como cada usuário tem uma cópia própria, todos podem responsabilizar uns aos outros. Além disso, as regras acabam se tornando um contrato social em que os maus atores são identificados e as notícias de suas ações são emitidas rapidamente.

Com essa política descentralizada, o Holochain compartilha aos seus usuários os mesmos poderes e responsabilidades, em que é mantido um equilíbrio entre liberdade e responsabilidade. Esse modo é chamado de soberania mútua e é o que faz o aplicativo funcionar com segurança, mesmo que não exista servidores para determinar regras.

Lema e fundação do Holochain

O lema da fundação do Holochain é criar um modelo econômico sustentável para o projeto de código aberto. Segundo eles, vários projetos de código aberto aceitam contribuições na forma de dinheiro e código de usuários corporativos e softwares.

Nesse sentido, a rede aborda isso de forma diferente, em vez de clamar por apoio de uma empresa, o Holochain Fundation decidiu criar a sua própria empresa, a Holo.

Conheça mais sobre a Holo e sua hospedagem de nuvem

A Holo Limited é uma empresa de hospedagem em nuvem que pertence integralmente à Holochain. Nesse sentido, a Holo emitiu um ICO em 2018, a fim de financiar a construção dos componentes faltantes da rede Holochain.

Além do mais, a Holo é responsável por aderir a todos os requisitos regulatórios relacionados aos trâmites de negócios e as operações das reservas de criptomoedas, enquanto a Holochain continua sendo um projeto de código aberto distinto com propriedade intelectual.

A Holo tem como base ser o que a Airbnb foi para a rede hoteleira, ou seja, ser capaz de permitir que qualquer usuário se tornar um anfitrião transformando seu computador em fonte de receita.

Veja também: Kusama, a rede canária da rede Polkadot

Os tokens HoloFuel e Hot

Juntando Holo e Holochain, temos dois tokens que são extremamente importantes, o HoloFuel e Hot. Atualmente, o token HoloFuel alimenta o ambiente de nuvem Holo e é poiada por ativos digitais, como processamento, computação e armazenamento.

Além disso, o HoloFuel é um amoeda de crédito mútua capaz de realizar bilhões de microtransações diariamente. Essa metodologia permite que créditos criptográficos criem novos padrões de comportamento.

Já no que compete ao Holotoken, popularmente conhecido como Hot, ele é um token do tipo ERC-20 que será conversível em HoloFuel, mas o que isso quer dizer? Isso quer dizer que o token Hot poderá ser trocado de maneira igualitária e de mesmo peso por HoloFuel. Segundo a plataforma TradingView, o token Hot está sendo negociado a R$0.02358.

Considerações finais

A Holochain tem a função de apoiar e incorporar a coerência social por meio de estruturas de computação que permitem inteligência coletiva e colaboração entre pares. Além disso, a rede apresenta um modelo exclusivo de código aberto que detém os direitos dos usuários finais. A rede possui mais de 1000 desenvolvedores e uma comunidade bastante comprometida em cumprir o seu objetivo.

Por fim, o ecossistema Holochain torna-se empolgante para explorar as possibilidades e o impacto de aplicativos totalmente distribuídos. Com isso, é de grande valia acompanhar os próximos passos deste grande projeto.

Veja também: Apps e planilhas que podem ajudar no controle financeiro

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts