Novo golpe circula na rede utilizando o PIX agendado. Confira!

Não é de hoje que se ouve em redes sociais, mas principalmente no WhatsApp, sobre golpes que rolam dentro do próprio aplicativo. Na maioria das vezes, esses golpes envolvem dinheiro e são aplicados de diversas formas. Entretanto, será tratado aqui de forma específica sobre um tipo desses crimes que começou a se propagar nas últimas semanas, utilizando a função do PIX agendado.

Esta circulação é feita através das conversas que são compartilhadas de usuário para usuário das redes sociais. Tais conversas nem sempre possuem uma fonte confiável de informação. Sendo assim, acabam gerando um compartilhamento de fake news, que dependendo da proporção, pode ser muito perigoso.

Recentemente surgiu um rumor que está sendo divulgado no WhatsApp sobre um suposto golpe aplicado explorando a funcionalidade de agendamentos do PIX. Apresentaremos a verdade sobre o assunto.

O Banco Central (BC) já afirmou que se trata de uma notícia falsa e que tal procedimento seria impossível de ser realizado na prática. Dessa maneira, realmente  não passaria de um mero boato. Mas é importante que você fique atento aos detalhes para não cair nesse tipo de golpe.

Como este golpe funciona

Nem todas as instituições bancárias terem aderido o PIX agendado, pois apenas a partir de 1º de setembro a ferramenta será implementada de forma obrigatória. Segundo a notícia que circula nas redes sociais, ele já estaria sendo uma ferramenta utilizada para a aplicação de golpes.

Acontece de forma simples: O usuário que está sofrendo o golpe, percebe uma notificação da instituição bancária  sobre um PIX que foi agendado para a sua conta. Este agendamento seria feito por um anônimo. Após isso, o infrator entra em contato com a pessoa e argumenta que fez por engano e solicita que a pessoa devolva o valor, o mais rápido possível.

Com o dinheiro enviado pela vítima, o golpista cancela a transação agendada e assim garante que não enviaria o valor estipulado e apenas o receberia. Desta forma, o golpe já estaria aplicado, se realmente funcionasse.

Segundo o BC, este golpe não passa de um rumor, já que uma conta bancária não tem qualquer informação sobre um PIX agendado antes de recebê-lo. Logo, acaba se tornando impossível a pessoa receber uma notificação antes de realmente o valor ter sido depositado em sua conta. Ao contrário do que é descrito nos rumores compartilhados nas redes sociais.

Cuidados a serem tomados com o PIX

Além de tudo que já foi explicado, existem mais informações que auxiliam as pessoas a não se tornarem vítimas de um golpe semelhante. O mais importante é ter o conhecimento de que qualquer forma de transferência agendada pode ser cancelada pelo próprio pagante.

Então, se receber uma mensagem de alguém avisando que agendou um pagamento por engano para a sua conta, uma ótima resposta seria dizer que ela mesma pode resolver o problema. Essa resposta é válida, já que a própria pessoa, entrando em contato com o banco e cancelando o agendamento já resolveria isso.

O Banco Central (BC) avisa também que qualquer tipo de transação feita por PIX é rastreável. Assim, as autoridades judiciais tem o poder de identificar os proprietários das contas de destino de qualquer operação feita. Desse modo, o PIX se torna tão seguro quanto um TED ou um DOC.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts