Gerdau e Shell fecham acordo para construir parque solar

As gigantes Shell Brasil e a Gerdau, assinaram um termo de cooperação para realizar o desenvolvimento de um parque fotovoltaico.

O projeto será realizado no município de Brasilândia de Minas, localizado no norte do estado de Minas Gerais. Batizado de Aquarii, o parque fotovoltaico terá capacidade de 190MW (megawatt) e fornecerá parte da energia para as unidades de produção de aço da Gerdau.

Nesse sentido, o termo assinado já estabelece as premissas necessárias para constituição de uma joint venture. O acordo prevê participação igualitária das duas empresas em relação ao investimento em energia solar no estado de Minas Gerais.

Segundo notas divulgadas por ambas as companhias, a construção da usina fotovoltaica é uma ação de transição energética descarbonização. Este é o primeiro projeto de energia solar elaborado pela Shell no país. Isso mostra a diversificação de atuação da companhia em nosso território.

Além disso, o projeto Aquarii prevê que o excedente da energia produzida seja vendida no mercado livre a partir de 2024. Esta venda será realizada através da comercializadora de energia da Shell. Isso ajudará a aumentar o parque gerador de Minas, contribuindo para a segurança energética da região utilizando energia renovável.

Veja também: Brasil tem piora no Ranking ESG; Confira os impactos disso!

Maiores detalhes do projeto solar 

Guilherme Perdigão, Diretor de Renováveis e Soluções de Energia da Shell Brasil, realizou alguns comentários sobre o acordo. O diretor afirmou que “este é o primeiro projeto da Shell em energia solar no Brasil”. Para ele, o projeto “diversifica ainda mais a atuação da companhia no país”, falando sobre fornecimento de energia limpa.

Além disso, Perdigão disse que a presença da Gerdau no acordo é “um sinal de confiança neste propósito na Shell”. Juliano Prado, vice-presidente da Gerdau, também teceu alguns comentários. Ele disse que o acordo é “parte de um plano robusto de investimentos em energias renováveis nas Américas”.

Nesse sentido, Prado afirmou que esta parceria com a Shell “garante expertise e tecnologia de ponta em energia solar”. Para ele, isso resulta em “maior eficiência e uma oportunidade de autoprodução de energia renovável”. Por fim, ele completou que a ação reforça o comprometimento da Gerdau com um futuro cada vez mais sustentável.

Veja também: Bolsonaro anuncia que vai intervir na energia elétrica e aumenta cautela dos investidores

Projetos da Shell

Embora esse projeto com a Gerdau tenha sido anunciado agora, ele faz parte de uma iniciativa estratégica da Shell Brasil que teve início há três anos.

A estratégia da empresa é de desenvolver organicamente seu portfólio em energia solar. Nesse sentido, o projeto  Aquarii se soma aos investimentos na comercializadora de energia, Shell Energy Brasil.

Além do projeto Aquarii, a empresa pretende construir parques solares em outros locais de Minas Gerais. Há também pretensões de construir parques solares no estado da Paraíba.

Segundo dados publicados pela Aneel, a energia solar é a matriz energética que mais cresce no Brasil. Somente no último ano, houve crescimento da ordem de 70%, o que corresponde a 7,5 GW. Como efeito de comparação, essa produção energética é metade da capacidade de hidrelétrica de Itaipu.

Nesse sentido, o Brasil possui um dos maiores níveis de irradiação solar do mundo. Isso gera um grande potencial para a construção de parques solares no país, com capacidade de ser uma das principais matrizes energética do país.

Veja também: 7 ações promissoras na América Latina, segundo Mongan Stanley

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts