O que são Forks e como eles afetam as criptomoedas?

Quando um novo investidor entra no mercado de criptomoedas, muitas vezes é confundido por diversos termos que parecem se referir a mesma coisa. Por exemplo, Bitcoin e Bitcoin cash possuem diferentes valores, assim como a Ethereum e Ethereum classic. Isso pode causar uma confusão considerável a um investidor novato.

Contudo, com tempo e experiência, os investidores notam que estes termos são utilizados para duas diferentes criptomoedas. Estas, podem ter sido a mesma no passado, mas, depois de algum tempo, estas foram divididas. O mesmo acontece, por exemplo, quando parte de uma empresa se desvincula do grupo principal e é listada em bolsa.

Dessa forma, no universo criptográfico, o ato de dividir uma criptomoeda em duas é chamado “fork”. Sendo assim, neste artigo, será discutido o que são os Forks, onde será explicitado os motivos pelo qual as criptomoedas passam por esse processo e quais são suas consequências.

Veja também: A importância dos tokens ERC-20 em Ethereum

O que são Forks?

A melhor tradução para o termo Fork seria bifurcação, ou seja, uma rede blockchain que se divide em duas, podendo dar origem a duas criptomoedas distintas. 

Sabemos que as criptomoedas são mineradas e reguladas pela comunidade. Em grande parte do tempo, estas comunidades podem ter tido discordâncias significativas sobre aspectos fundamentais da criptomoeda. 

Por exemplo, alguns desenvolvedores sentem que é necessário mudar para um mecanismo de consenso Proof of Work (PoW), que em português significa Prova de trabalho. Por outro lado, alguns entendem que essa mudança não deve ser realizada, se mantendo no mecanismo proof of stake (PoS), que em português significa Prova de participação. 

Sendo assim, muitas vezes, a criptomoeda pode testemunhar um hack significativo. Isso causa divergências sobre quais serão as futuras ações relacionadas à segurança da blockchain.

Com isso, o resultado é a divisão de uma comunidade em duas ou mais. Algumas vezes, a comunidade consegue conciliar as regras e começa a operar como uma única unidade. Contudo, às vezes as diferenças são irreconciliáveis, levando ao rompimento da criptomoeda.

Além disso, é importante informar que uma mesma criptomoeda pode sofrer Forks diversas vezes. Este é o motivo pelo qual diversas versões da mesma criptomoeda são vistas sendo negociadas nas exchanges.

Resultados do Forks

O Fork de uma criptomoeda é considerado como o principal evento capaz de mudar os fundamentos no qual a mesma é baseada. Basicamente, quando um Fork acontece, uma parte da comunidade decide atualizar o software utilizado para mineração. Por outro lado, outras partes decidem por não atualizar.

Dessa forma, estas mudanças levam a grandes mudanças na base de usuários, dificultando a aceitação da criptomoeda. Estes fatores são considerados fundamentais para o valuation de qualquer criptomoeda. Sendo assim, esse é o motivo pelo qual os Forks levam a uma extrema flutuação no valor de um ativo digital.

Além disso, depois do ocorrer o Fork de uma criptomoeda, é possível que um dos ativos digitais se torne mais dominante. Nestes casos, a outra criptomoeda possui um menor valor de adoção da comunidade, caindo no esquecimento com o tempo. 

No entanto, é importante frisar que existem casos nos quais as criptomoedas coexistem uma com a outra. O motivo disso acontece é que existe suporte o suficiente para ambos os segmentos das comunidades quando um Fork acontece. 

Portanto, a adoção da comunidade, bem como os valores financeiros de cada criptomoeda não muda drasticamente. Abaixo falarei sobre os tipos de Fork.

Veja também: Conheça ADA Cardano, a plataforma que desafia Ethereum

Forks acidentais

Como sugerido pelo nome, este tipo de Fork não é pretendido pela comunidade mineradora. Geralmente acontece quando, durante a mineração de criptomoedas, não é possível identificar quem minerou determinado bloco. Algumas vezes, dois ou mais mineradores podem minerar o mesmo bloco no mesmo momento.

Dessa forma, isso leva a um fork acidental. Mas, geralmente, não é um motivo de preocupação, sendo resolvido pela própria blockchain, fazendo com que os mineradores continuem a minerar os blocos subsequentes. 

Em resumo, quando situações como essa acontecem, a rede checa mais uma vez o número de blocos, continuando a cadeia mais longa e abandonando o fork acidental. 

Forks intencionais

Por outro lado, forks intencionais significam que há uma divisão deliberada e premeditada, causada pelo resultado de uma discordância. Aqui existem dois tipos de forks, o hard fork e soft fork. A natureza do fork pode ter um grande impacto no valuation da criptomoeda.

Hard Fork

Hard forks são atualizações de software incompatíveis com versões anteriores. Normalmente, situações como essa ocorrem quando os nós adicionam novas regras que entram em conflito com as regras dos nós antigos. Os novos nós só podem se comunicar com os outros que operam a nova versão.

Como resultado, a blockchain se divide em duas redes separadas, uma com regras antigas e outra com regras novas. Sendo assim, duas blockchains continuam rodando em paralelo. Elas continuam a propagar blocos e transações, mas não são mais a mesma blockchain. Todos os nós possuem uma blockchain idêntica somente até o momento do Fork.

Soft Fork

Por outro lado, o soft fork é uma atualização compatível com as versões anteriores. Isso significa que os nós atualizados podem se comunicar com os não atualizados. Normalmente, um soft fork é uma adição de uma nova regra que não entra em conflito com as regras mais antigas. 

Por exemplo, uma redução do tamanho pode ser implementada por um soft fork. É possível se comunicar com os nós que não implementaram estas regras, mas algumas informações são filtradas ao serem repassadas.

Veja também: Conheça a Uniswap, umas das maiores exchanges descentralizadas

Conclusão

Existem alguns conceitos do mundo das criptomoedas que devem ser bem entendidos, visto que eles mexem com fundamentos primordiais das mesmas. O conceito de Fork é um deles, podendo alterar os fundamentos e os valores das criptomoedas, definindo se ela é um bom investimento ou não.

Sendo assim, Fork é um evento onde qualquer investidor deve estar atento, tendo em vista que, seu surgimento, define a história de uma determinada blockchain, fazendo com que determinada criptomoeda possa se tornar obsoleta ou uma das mais fortes do mercado. 

Veja também: Rede do Bitcoin pode se tornar a internet do futuro?

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts