Fed indica melhora das atividades nos EUA de fevereiro a abril

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira (14) que os Estados Unidos estão entrando em um período de rápido crescimento e criação de empregos.

O discurso é factível com os dados, segundo avaliações que constam no Livro Bege, um relatório sobre as atuais condições econômicas em cada um dos 12 distritos, cobrindo todo o território dos EUA, a atividade econômica nos Estados Unidos acelerou para um ritmo moderado entre fevereiro e abril, com um fortalecimento dos gastos do consumidor.

Panorama otimista do Fed

A recuperação do mercado de trabalho dos Estados Unidos acelerou entre os dias 23 de fevereiro e 5 de abril, com aumento moderado no número de funcionários, enquanto os setores de manufatura, construção, lazer e hotelaria foram os mais beneficiados no período. Além disso, houve uma leve melhora nos salários pagos aos trabalhadores.

Em resumo, os Estados Unidos criaram 916 mil empregos em março, o maior número em sete meses, de acordo com dados do Departamento do Trabalho.

Veja também: Nos EUA 65% estão na bolsa, no Brasil 66% ainda tem dívidas

A atividade agrícola permaneceu praticamente estável durante o período do relatório, enquanto o setor de energia foi misto, já que a produção de carvão caiu, mas as perfurações de petróleo e gás ficaram estáveis.

O cenário para serviços não financeiros, “no geral melhorou”, apoiado pelo “fortalecimento da demanda por serviços de transporte, profissionais e de negócios, lazer e hotelaria”, de acordo com a publicação.

Segundo o documento, as expectativas para o turismo estão mais otimistas, tendo em vista uma alta na demanda a redução de restrições de mobilidade no país para tentar conter a covid-19, um aumento da vacinação e os estímulos fiscais.

Outro setor que registrou aumento foram as vendas de carros, com o relatório destacando que o movimento ocorreu a despeito da escassez global de chips.

Apesar de tudo, é preciso estar atento 

No entanto, o líder do banco central americano alertou para a possibilidade de haver uma nova onda da pandemia, com aumento de infecções, devido às novas variantes do coronavírus.

O nível de inflação nos Estados Unidos acelerou levemente, de acordo com o Livro Bege, onde muitos distritos reportaram um aumento modesto nos preços, enquanto outros registraram uma alta mais robusta.

Além disso, os custos de insumo aumentaram em todas as áreas desde o último relatório, em especial nos setores de manufatura, construção, varejo e transportes. Segundo o documento, é esperado, a curto prazo, uma alta contínua nos preços.

De acordo com o Livro Bege, a alta nos preços foi parcialmente provocada por gargalos na cadeia de suprimentos, que, em alguns casos, foram exacerbados por problemas de ordem climática em meio ao inverno no hemisfério norte.

Desse modo, Powell foi questionado sobre o impacto da expansão fiscal do governo Joe Biden sobre a inflação. Ele se limitou a responder que os dirigentes da autoridade monetária “não dão conselhos” ao Congresso e ao governo.

Para  Powell o nível atual da dívida pública americana é bastante sustentável e a rolagem pode ser realizada. No entanto, o presidente do Fed fez um  alerta em relação à trajetória da dívida no longo prazo, classificada por ele  como insustentável.

Veja também: George Soros diz que o mercado financeiro está preso em uma bolha criada pelo FED

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts