Euro Stoxx 50: O principal indicador da Zona do Euro

A Europa possui uma das maiores economias do mundo, além de ter também um mercado financeiro muito relevante. Dentre os seus índices mais importantes, encontramos o Euro Stoxx 50.

O Euro Stoxx 50 é um indicador de profunda relevância no cenário econômico internacional. Ao indicar a saúde financeira das 50 maiores empresas de capital aberto da Zona do Euro, ele mostra ao mundo o desempenho da economia do velho continente. Isso acaba tornando-se um convite para investidores de todo o mundo.

Por isso, neste artigo iremos explicar o que é o Euro Stoxx 50, sua finalidade, sua composição e a sua função dentro da economia.

O que é o índice Euro Stoxx 50?

Quem opta por investir em mercados internacionais tem quase a obrigação de conhecer o Euro Stoxx 50. Isso acontece pelo motivo de que ele é o principal índice de ações da Zona do Euro.

Ele é formado pelas 50 ações que possuem maior liquedez e negociações no mercado europeu. Fundado em 1998, o índice Euro Stoxx 50 reúne ações de empresas de 17 países da Europa.

O índice é formado pela provedora de índices Deutsche Borse, empresa que pertence à bolsa de valores alemã. Como foi dito, sua composição é exclusiva de empresas que fazem parte da Zona do Euro, ou seja, as ações são negociadas em uma moeda única que é o euro.

Veja também: Mercado de ações nos EUA teve alta mais rápida da história nos últimos 50 dias

Qual é a função do Euro Stoxx 50?

A Europa é um continente muito antigo, não à toa é chamada de “velho continente”. Sendo assim, seu desenvolvimento está á frente de muitas regiões do planeta.

Desta maneira, a Zona do Euro, atualmente, é formada por mais de 300 milhões de pessoas. Além disso, a população ganha 20% do rendimento do mundo inteiro. A economia dos países que integram o Bloco é bastante consolidada e muito indicada para investimentos de baixo risco.

Por isso, o objetivo deste índice é oferecer um levantamento de dados e desempenho dos mercados da Zona do Euro. Como o Euro Stoxx 50 reúne as principais empresas européias, o índice funciona como um verdadeiro termômetro da economia desse mercado como um todo.

Embora o Euro Stoxx 50 seja um índice bastante conhecido, muitos investidores o confundem com o Stoxx Europe 50.

A principal diferença entre esses dois índices é que o Euro Stoxx 50 estuda apenas as ações das empresas em que o país adota o euro como moeda nacional. Já o índice Stoxx Europe 50, estuda o desempenho de todas ações das empresas do continente europeu.

Veja também: A nova Bolsa de Valores de Pequim

Como é feito o cálculo do indicador?

Olhando do ponto de vista matemático, o índice Euro Stoxx 50 é uma média do preço das ações das companhias que possuem a maior capitalização da bolsa de valores Eurex, que fica sediada na cidade de Eschborn, Alemanha. Isso quer dizer que ele considera em seu cálculo as empresas com maior número de ações distribuídas. Além disso, o pagamento de proventos também entra na contagem.

Nesse sentido, a bolsa de valores Eurex é classificada como a terceira maior bolsa de mercado de futuros e de derivativos do mundo em volumes de contrato. Ele lida principalmente com derivados baseados na Europa, mas fornece acesso eletrônico a comerciantes conectados a mais de 700 locais no mundo. Ademais, a Eurex também faz parte da Deutsche Borse.

Os produtos negociados nesta bolsa variam de instrumentos de dívidas alemãs e suíças a ações européias. Todas as transações executadas na Eurex Exchange são compensadas através da Eurex Clearing, que funciona como uma contraparte central (CCP) para a compensação de classe de múltiplos ativos da gama de produtos negociados na bolsa acima mencionada,.

O índice Euro Stoxx 50 é cotado de segunda a sexta-feira, das 9 horas até às 17h:30. A difusão da cotação é feita a cada 15 segundos. O cálculo é feito em Dólar, Libra Esterlina e Iene.

O Euro Stoxx 50 já alcançou, nove anos após a sua criação, atingir o seu topo histórico. Em março dos anos 2000, a cotação do índice Euro Stoxx 50 atingiu os 5.464,43 pontos. Entretanto, o menor nível atingido pelo índice ocorreu em menos de um mês de sua criação. Nessa ocasião, a cotação do Euro Stoxx 50 fechou em 920 pontos.

Composição do Euro Stoxx 50

A composição do índice Euro Stoxx 50, como já foi mencionado anteriormente, é formada por empresas que fazem parte de países que estão exclusivamente na Zona do Euro. Isso resulta em pelo menos 17 países.

No entanto, cinco nações possuem quase a totalidade da composição desse índice chegando próximo a casados 95%.

A França é o país que tem empresas com maior participação no índice Euro Stoxx 50, isso compete a  cerca de 34%. Em seguida temos a Alemanha com 23% do total.

Logo após esse dois países surge a Espanha com 13%, em seguida a Holanda com 12% das ações que compõem o índice. Por fim, vemos as empresas italianas com cerca de 11% de composição do índice.

Já quando consideramos fazer uma composição setorial, os bancos ocupam o primeiro lugar com 14.7%. Em seguida aparecem os setores de bens e serviços industriais, produtos químicos e seguros com 10.2%, 8.7% e 7.8%, respectivamente.

Quando decidimos fazer uma composição com base nas empresas que compõem o índice, temos a Total S.A ocupando a primeira colocação, com pouco mais de 5% do índice. Em seguida temos a empresa belga Anheuser-Busch InBev, do setor de bebidas, com um peso de 4.11% no índice.

Por fim, a Zona do Euro tem uma participação muito significativa na economia internacional. Sendo assim, não poderia deixar de ter um indicador financeiro que mostrasse ao mundo o desempenho de suas empresas de capital aberto. Essa é a principal função do índice Euro Stoxx 50. Por meio dele, os investidores podem planejar melhor suas alocações de capital e sua diversificação.

Veja também: IPO: Os mais decepcionantes de 2021

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts