EUA nunca mais voltarão ao capitalismo de livre mercado como o conhecíamos

Scott Minerd, diretor global de investimentos da Guggenheim Partners não está otimista com a recuperação econômica da pandemia de coronavírus e teme que a recuperação tépida possa levar a uma “revolta populista para combater a enorme desigualdade de renda e riqueza”.

Minerd escreveu em um blog de domingo que prevê que não haverá retomada em forma de “V” da tendência de crescimento econômico pré-COVID-19 e que levará quatro anos para a economia americana recuperar os níveis de produção em janeiro de 2020.

“Os formuladores de políticas monetárias e fiscais estão fazendo todos os esforços para manter a economia e os cidadãos à tona durante esta crise… mas, no final das contas, provavelmente descobriremos que elas são insuficientes, mal direcionadas e cheias de consequências indesejadas”, escreveu ele. “Quando essa percepção se tornar clara, estaremos chegando à era da recriminação.”

Minerd prevê que as respostas políticas – incluindo trilhões de dólares em empréstimos de emergência do Federal Reserve e compras de dívidas, pagamentos diretos a indivíduos, doações e empréstimos perdoáveis ​​a indústrias e pequenas empresas particularmente afetadas – fracassarão principalmente porque as restrições econômicas podem durar até 2022.

Portanto, os 26 milhões de americanos que até agora solicitaram seguro-desemprego e os milhões a mais que o farão nas próximas semanas e meses, não conseguirão facilmente recuperar seus antigos empregos. “A taxa de desemprego provavelmente aumentará para cerca de 20%, talvez até 30%”, escreveu ele.

Os esforços para ajudar pequenas e grandes empresas também fracassarão, porque não levam em consideração a probabilidade de que o coronavírus e seu efeito enfraquecedor sobre a economia estejam aqui até que uma vacina possa ser distribuída com segurança e de forma ampla.

“Não posso culpar o Fed pelas boas intenções de tentar fazer praticamente tudo ao seu alcance em tempos de crise, mas as consequências não intencionais de suas políticas são consideráveis”, incluindo apoiar empresas que não são economicamente viáveis ​​e impedem o tipo de rotatividade de negócios que é a marca do capitalismo inovador.

Leia também:

“Meu medo é que esse erro de política tenha implicações a longo prazo para a nossa sociedade”, acrescentou Minerd. “O Fed e o Tesouro criaram essencialmente um novo risco moral ao socializar o risco de crédito. Os Estados Unidos nunca serão capazes de retornar ao capitalismo de mercado livre como o conhecíamos antes que essas políticas fossem implementadas”.

Enquanto isso, os efeitos econômicos da crise que se desenrola no desemprego revelam a magnitude e a insustentabilidade da desigualdade econômica nos Estados Unidos, o que resultará em respostas políticas potencialmente desestabilizadoras.

Assim como a Grande Depressão feriu o Partido Republicano de forma tão drástica que não recuperou o poder por uma geração, o coronavírus também poderia reverter a dinâmica atual em Washington, disse ele.

“Eventualmente, uma revolta populista para enfrentar a atual desigualdade maciça de renda e riqueza acontecerá”, disse ele. “Em breve haverá pressão sobre os formuladores de políticas para reforçar a rede de segurança social e aumentar itens como assistência médica e segurança no emprego e talvez até instituir um salário digno.”

Minerd alertou que esses esforços não serão “produtivos para o crescimento a longo prazo”, pois “criarão incentivos que reduzirão a produtividade geral”. A visão de Minerd sobre o capitalismo também é semelhante à do bilionário Leon Cooperman, que disse na CNBC na semana passada que “o capitalismo como o conhecemos provavelmente mudará para sempre”.

Traduzido de MarketWatch

Total
91
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts