Estados Unidos teve quase 10 milhões de solicitações de seguro-desemprego em 2 semanas

Um número recorde de americanos solicitou seguro-desemprego pela segunda semana consecutiva, já que o lockdown e medidas de afastamento social por conta do coronavírus continua a forçar demissões. Lojas estão fechadas, ou operando abaixo da capacidade, e a economia está parada.

As reivindicações semanais de seguro-desemprego nos EUA saltaram para 6,64 milhões na semana que terminou no sábado, informou o Departamento do Trabalho na quinta-feira. Isso é mais do que o dobro do relatório da semana anterior, que refletia arquivos que mais que quadruplicaram o recorde anterior.

desemprego estados unidos
Desemprego sem precedentes na história da economia americana. Fonte: Bureau of Labor Statistics

“Estes são números sem precedentes, mas também estamos enfrentando uma pandemia sem precedentes”, disse Joseph, economista do Bank of America , acrescentando que o relatório foi consistente com as rigorosas medidas de contenção vistas nos EUA para tentar conter a propagação da doença COVID-19.

As reivindicações de seguro desemprego atingiram o recorde de 3,28 milhões na semana que terminou em 21 de março. Agora, quase 10 milhões de americanos entraram com pedido de seguro desemprego em apenas duas semanas.

O aumento começou em meados de março, quando os EUA aumentaram as medidas de distanciamento social para combater a pandemia de coronavírus, encerrando escolas e fábricas e enviando muitos trabalhadores para casa.

Um sistema sobrecarregado

Aaron Heaps, 28 anos, ator, pediu seguro-desemprego em Nova York, quando o programa em que ele estava trabalhando – a turnê nacional de “Finding Neverland” – foi cancelado porque as aglomerações foram proibidas para conter a propagação do COVID-19. Ao mesmo tempo, os empregos que ele costumava trabalhar em restaurantes da cidade estavam suspensos, pois negócios não essenciais eram fechados por causa do surto.

Heaps disse ao Business Insider que ele passou quatro dias seguidos ligando para o escritório de assistência social  de Nova York.

“O site estava travando, então não fazia sentido ficar tentando”, disse ele. Eventualmente, ele conseguiu receber benefícios. Ele espera que seus empregos em restaurantes na cidade estejam seguros após a pandemia, mas está preocupado com a atuação – o surto ocorreu durante um período mais movimentado da temporada.

O impacto econômico

A maioria dos economistas espera que os EUA entrem em recessão no segundo trimestre de 2020, se já não estiver em um. O Goldman Sachs está prevendo que a produção interna bruta dos EUA cairá 34% no segundo trimestre e a taxa de desemprego aumentará para 15% no segundo semestre do ano.

Embora os números de desemprego no final de março não apareçam no relatório mensal de empregos a ser divulgado sexta-feira, eles terão um grande impacto no relatório de abril, divulgado em maio. Milhões de americanos desempregados poderiam aumentar a taxa de desemprego, anteriormente em mínimos históricos, em vários pontos percentuais.

A Casa Branca está trabalhando com o Congresso para fornecer pacotes de estímulo para economia dos EUA, com o objetivo de salvá-la até que as empresas possam ser reabertas após a pandemia de coronavírus. Na sexta-feira, Trump assinou um pacote de estímulo de US$ 2 trilhões em coronavírus.

Espera-se que a lei envie cheques para a maioria das famílias americanas, dê a ajuda necessária às empresas em dificuldades e amplie o desemprego adicionando até US$ 600 por semana aos benefícios do estado.

O desemprego em massa continuará?

Economistas defendem que serão necessários mais estímulos para manter a economia em movimento até que o trabalho possa ser retomado e os consumidores possam sair e gastar novamente, aumentando a demanda do comércio. 

Os benefícios adicionais também podem aumentar as reivindicações de seguro-desemprego no futuro, à medida que mais trabalhadores do que nunca estão aplicando no programa para obter ajuda, disse Elise Gould, economista do Economic Policy Institute, ao Business Insider.

Ainda assim, os números de reivindicações de seguro-desemprego são provavelmente uma subestimação da verdadeira dor econômica, disse ela, pois sempre haverá pessoas que não podem acessar aplicativos, ou que não sabem que são elegíveis para benefícios. Também haverá empresas que simplesmente não passarão pela crise econômica, disse ela.

A próxima pergunta é quando as solicitações de seguro-desemprego vão desacelerar, disse o economista da Glassdoor Daniel Zhao ao Business Insider.

“A economia e o mercado de trabalho se recuperarão assim que a crise terminar. A questão é realmente quando exatamente e com que rapidez”, afirmou. “Quando as pessoas começarem a voltar ao trabalho, todos poderão encontrar um emprego novamente?”

Mas prever nessa situação sem precedentes é difícil. “Os números são muito elevados e podem ser maiores que o que estão mostrando”, disse Gould. “Você não tem nada na história que se pareça com isso. Então, como fazemos previsões para o que está acontecendo aqui?”

Tradução de Business Insider

Total
48
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts