Entenda o que são os fan tokens, uma febre no mundo dos esportes

Fan tokens são criptomoedas que permitem aqueles que a possuem a ter acesso a uma variedade de vantagens relacionadas a associação de torcedores aos clubes. Entre estas vantagens, estão inclusas o voto em algumas decisões dos clubes, acesso à recompensas, design de produtos e algumas outras experiências únicas.

Estes tokens podem ser utilizados por clubes esportivos, clubes de fãs de músicas e outras organizações que possuem o intuito de democratizar e organizar as experiências do clube, entre outras funções.

Dessa forma, diferente de NFTs, os fan tokens são completamente fungíveis ou intercambiáveis. Isso significa que, como moeda fiduciária, o token pode ser trocado por produtos do clube, experiências VIP e etc. Além disso, eles desempenham um papel importante em fortalecer a comunidade do clube junto a outros fãs.

Além disso, os fan tokens são criptomoedas que não necessariamente utilizam dos mesmos princípios de valor de criptomoedas como Bitcoin e Ethereum. Seu valor é percebido pelos fãs ao poderem participar de decisões do clube, bem como ganhar benefícios exclusivos.

Veja também: Entenda na prática como comprar um NFT

Como os fan tokens funcionam?

Os torcedores podem comprar os tokens digitais e negociá-los como qualquer outra criptomoeda. Ao negociar, o preço do fan token é definido, geralmente, pelo vendedor. Ele também está sujeito a alterações, de acordo com a movimentação do mercado, bem como a popularidade do token no momento.

Nesse sentido, uma vez que os usuários ganham acesso a uma quantidade de fan tokens, eles ganham o direito de votar em uma variedade de assuntos relacionados a seu clube favorito. Estes assuntos votados pelos fãs podem variar de acordo clube, mas, geralmente envolve:

  • Design de produtos de clube;
  • Design do ônibus do clube;
  • Assuntos relacionados a ingressos;
  • Locais das partidas;
  • Categorias de MVP.

Estas vantagens permitem os fãs se sentirem mais envolvidos com o clube pelo qual torcem. Além disso, adiciona um nível de orgulho e prestígio, já que seus fan tokens irão, provavelmente, subir de valor à medida que o clube evolui com o passar do tempo.

Com isso, os fan tokens criam uma comunidade exclusiva, composta pelos fãs mais engajados com o clube. Eles fornecem uma nova forma dos fãs participarem de um sistema de votação e recompensa. Quanto mais tokens possuir, mais domínio irá possuir sobre as decisões do clube, demonstrando total lealdade.

Tipos de fan tokens

Atualmente, existem basicamente dois modelos de fan tokens em circulação, tanto no mercado nacional quanto no internacional. Um é baseado no mecanismo de solidariedade da Fifa, que fornece o direito de um retorno financeiro para clubes formadores de jogadores.

Nesse sentido, os detentores destes tokens recebem um valor que é proporcional à quantidade de tokens que ele possui. Este modelo é utilizado por diversos clubes do futebol brasileiro, como Vasco da Gama, Cruzeiro e, em pouco tempo, Coritiba e Santos. No entanto, comparados ao conceito de fan tokens.

fan tokens
Fan Token – Flamengo

Por outro lado, existem os fan tokens adotados por Corinthians e Flamengo, que seguem o modelo tradicional, fornecendo poder de voto em diversas questões do clube, bem como ter acesso a recompensas e vantagens exclusivas.

Veja também: A presença da volatilidade nos investimentos

A principal plataforma de fan tokens

Hoje, a principal plataforma para a emissão de fan tokens é a Chiliz. Inclusive, a própria empresa se descreve como “líder mundial de fornecimento de blockchain fintech para esportes e entretenimento”. A empresa também desenvolveu a plataforma Socios.com, que permite os fãs se engajarem com seus clubes e times favoritos.

Nesse sentido, o token CHZ é o token ERC-20 de utilidade da plataforma, protegido pela blockchain Ethereum. Ele serve como a moeda digital para a plataforma da Chiliz e Socio.com. 

Com isso, a Chiliz é responsável pelo nascimento de um novo modelo de criptomoedas, o fan token. Uma vez que os fãs embarcam na plataforma da Socios.com, clubes parceiros hospedam a oferta de tokens de torcedor (FTO). 

Este é um período em que os preços dos tokens de torcedor são fixos e disponibilizados antes de chegarem ao mercado. Geralmente, os clubes de futebol, bem como de outros esportes, utilizam a plataforma para aumentar o engajamento dos torcedores com o clube, bem como criar uma base de fãs global.

Comprar ou não?

Como o valor de diversas criptomoedas, o preço dos fan tokens podem disparar e cair, de acordo com sua oferta e demanda. Alguns fanáticos por futebol que possuem fan tokens mencionam que seu preço é também influenciado pelos movimentos e atividades do clube.

Nesse sentido, isso pode incluir a assinatura de novos jogadores, mudanças na gestão e performance nos campeonatos. Se este for o caso, realizar uma pesquisa sobre qual time apoiar será de grande ajuda.

Contudo, uma vez que o preço dos fan tokens são principalmente influenciados pela emoção e engajamento dos torcedores, alguns fãs de criptomoedas e esportes veem os fan tokens como um símbolo de status ou indicador de lealdade. Dessa forma, não costumam ver como um plano de investimento a longo prazo.

Por outro lado, os fan tokens criaram, sem dúvidas, uma nova avenida para os fãs de esporte expressarem sua lealdade e apoio para os clubes que amam. Os ativos digitais também trazem os clubes para mais perto de seus fãs. Esse foi o grande motivo pelo qual sua adoção tem se espalhado de forma viral em diversos esportes.

Conclusão

Os fan tokens podem ser vistos de duas formas. O primeiro é como um investimento em um ativo criptográfico, uma das grandes sensações do momento no mundo dos investimentos. Já o segundo é o principal recurso dos fan tokens, a participação dos torcedores em diversas situações dos clubes.

Nesse sentido, os recursos oferecidos pelos fan tokens são maiores, até mesmo, que os recursos fornecidos por programas de sócios torcedores de diversos clubes ao redor do mundo. Isso tudo associado a possibilidade de aumentar a rentabilidade através das negociações destes tokens.

Contudo, caso esteja interessado em comprar fan tokens como forma de investimento, é importante estudar tanto sobre a Chiliz e Socios.com, as principais plataformas, como também pesquisar sobre os clubes ao qual o investidor irá realizar a compra do fan token.

Dessa forma, tendo em posse destas informações, os riscos de investimento irão diminuir, podendo assim, usufruir de todas as possibilidades fornecidas para aqueles que detém os fan tokens de seus clubes favoritos.

Veja também: Saiba como escolher um bom projeto de criptomoedas

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts