É possível planejar a aposentadoria com Bitcoin?

O assunto aposentadoria é algo que paira na cabeça de muitos brasileiros. É cada vez mais tardio se aposentar pelas vias convencionais. Além disso, devido ao teto de recebimento, há a preocupação por parte de diversas pessoas sobre a manutenção do padrão de vida ao se aposentar. 

Nesse sentido, diversas pessoas vêm economizando e alocando parte dessas economias em outros planos de aposentadoria. Por exemplo, há quem aloque recursos em um plano de previdência privada. Também há aqueles que colocam seu dinheiro em ações, renda fixa, fundos imobiliários, etc. 

Com isso, a ideia aqui é ter o dinheiro alocado em algo que possa trazer boa rentabilidade até a aposentadoria. Ou seja, não ter de depender somente do benefício de ser aposentado. Contudo, nos últimos anos, investir em criptomoedas tem se tornado uma nova opção para diversificar os planos de aposentadoria.

Sendo assim, nesse artigo traremos os benefícios e riscos de investir em criptomoedas, principalmente em Bitcoin, tendo como objetivo aposentadoria. Acompanhe conosco esse artigo e conheça mais uma opção para garantir a tranquilidade no seu futuro!

Veja também: Bitcoin acompanha crescimento na preferência de jovens investidores

Receios sobre o Bitcoin

Bitcoin

Muitos ainda veem o Bitcoin como um investimento de risco e altamente volátil. Mas também é verdade que existem muitos investidores arrependidos por não terem apostado no ativo. Por exemplo, muitos investidores, imaginaram que o Bitcoin seria uma bolha, quando o mesmo chegou a US$ 1 mil. O mesmo aconteceu quando chegou na máxima de US$ 63mil.

Embora, tenha sofrido crises que causaram grandes quedas, a criptomoeda nunca deixou de alcançar os topos anteriores. Ainda que venha sofrendo com notícias sobre maior regulação do mercado de criptoativos, especialistas enxergam maior resiliência no mercado.

Além disso, criptomoedas, em geral, apresentam uma tecnologia entendida como o futuro para o sistema financeiro. A blockchain e seus diversos usos têm o necessário para criar modelos de negócios disruptivos em um futuro próximo. Com isso, o Bitcoin e outras criptomoedas já estão partindo para um patamar de maior estabilidade.

Vantagens desse planejamento

Por ser um ativo descentralizado, o Bitcoin é protegido de qualquer instabilidade do sistema financeiro tradicional. Nesse sentido, pensando no longo prazo, a criptomoeda está livre de problemas do mercado econômico mundial.

Trata-se de um ativo finito, onde atua o conceito de escassez. Isso permite que um ativo tenha seu valor preservado ao longo do tempo.

Além disso, um outro aspecto importante relacionado ao Bitcoin é a segurança. A tecnologia blockchain proporciona uma segurança bem superior a qualquer outra do sistema financeiro global. A tecnologia é tão referência no quesito segurança que o mercado tem buscado migrar para esse modelo.

Sendo assim, por se tratar de um ambiente descentralizado, a negociação de Bitcoins é bastante segura. Não há possibilidade de fraude devido à arquitetura do algoritmo presente na blockchain

Utilizando Bitcoin como plano de aposentadoria

Diferente de planos de previdência privada, o Bitcoin não rende juros e muito menos realiza o pagamento de dividendos. O rendimento da criptomoeda está atrelado as alterações na oferta e demanda ao longo do tempo. Ou seja, não há rendimento garantido.

Nesse sentido, é um tipo de investimento mais arrojado que a média de outros investimentos. Contudo, seu aspecto deflacionário junto a alta volatilidade vem demonstrando resultados.

Por exemplo, ao longo do primeiro semestre de 2019, a criptomoeda valorizou cerca de 200%. Em 2020 a criptomoeda também seguiu alta valorização, embora em 2021 tenha sofrido com seguidas quedas.

No entanto, a tecnologia relacionada ao Bitcoin e seu uso ainda foi pouco explorado. Isso abre grande potencial para o aumento do rendimento da criptomoeda com maior nome no mercado de criptoativos.

Por exemplo, nos Estados Unidos, a Exchange Coinbase firmou pareceria com a ForUsAll, consultora de planos de aposentadoria. A ideia é oferecer investimentos cripto para contas de aposentadoria. Com isso, empresários de pequenas e médias empresas poderão oferecer aos seus funcionários a opção de investir até 5% de seu portfólio em criptomoedas. 

Veja também: Entenda o diferencial da blockchain Solana

Como investir em Bitcoin no Brasil

Existem algumas maneiras de realizar investimentos em criptomoedas no Brasil. Para quem deseja exposição, mas ainda não se sente confortável em operar diretamente, pode comprar um ETF de criptomoedas. Estes ETFs replicam o desempenho de algumas criptomoedas, entre eles o Bitcoin

Nesse sentido, existe um ETF na bolsa brasileira que é 100% exposto ao Bitcoin. Este é o QBTC11, ETF da QR Asset Management. A taxa de administração é de 0,75% ano, e replica o índice CME CF Bitcoin Reference Rate.

Este é referência dos contratos futuros de Bitcoin, que são negociados pela bolsa americana “Chicago Mercantile Exchange Group”.

Por outro lado, para quem busca realizar a compra direta de Bitcoin e outras criptomoedas, o que é bastante vantajoso (Pois você investidor está no controle), é necessário ter conta em uma Exchange.

Existem algumas disponíveis no Brasil, podendo variar as taxas e criptomoedas disponíveis para negociação. Entre as exchanges disponíveis, podemos citar a Nox Bitcoin, Binance, Mercado Bitcoin e Foxbit.

Conclusão

Mas será que vale a pena investir em Bitcoin como plano para aposentadoria? Pode sim fazer bastante sentido, desde que claro tenha uma alocação adequada a seu perfil de risco.

Existem riscos e benefícios inerentes ao realizar investimento em criptomoedas. Contudo, um ponto você tem que ter em mente, é necessário diversificar sua carteira de investimentos.

Nesse sentido, ao considerar o que já conhecemos de investimentos, podemos observar poucas novidades, diferente do Bitcoin. A tecnologia associada a ele ainda foi pouco explorada. Se hoje existe um valor associado alto, desde a criação da criptomoeda, contudo, espera-se que atinja valores ainda maiores quando a mesma for mais difundida.

Além disso, é necessário observar também o mercado de criptomoedas, em geral. Embora o Bitcoin seja a pioneira e com marca mais conhecida, existem outras buscando seu posicionamento.

Entre elas, podemos citar a Ethereum e Solana, as quais apresentam em sua blockchain, as novidades que podem criar modelos de negócios disruptivos nos próximos anos. Recomendamos ao leitor ficar atento sobre os projetos de finanças descentralizadas (DeFi) envolvendo a tecnologia blockchain.

Com isso, pensar em investir em Bitcoin e outras criptomoedas como plano para aposentadoria acaba se tornando uma boa opção. Embora a volatilidade da moeda ainda assuste os mais conservadores. 

Veja também: Entenda sobre as finanças descentralizadas (DeFi)

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts