Raydium, o formador de mercado automatizado da Solana

Tendo como base de construção o blockchain Solana, o Raydium é um criador de mercado automatizado (AAM). Ao aproveitar a carteira de pedidos e a profundidade do Serum, o Raydium também gerencia o livro de ofertas. Com isso, facilitando a troca e transações de forma ultrarrápida.

Outro ponto importante é que a Raydium ostenta funcionalidades avançadas de ganho de rendimento ao usar liquidez compartilhada. Além disso, a Raydium consegue encontrar os melhores preços possíveis para negociação. Isso é feito através do root de ofertas, utilizando uma pool.

Automated market makers – (AMM)

AAM

Explicando mais a fundo como funciona um Automated market makers (AMMs). Podemos dizer que eles utilizam os pools de liquidez para permitir que tokens sem permissões possam ser trocados o tempo todo.

Os preços desses ativos são mantidos atualizados utilizando oráculos (uma forma de um blockchain interagir com dados externos). Esses dados alimentam os automated market makers em tempo real.

Nesse sentido, tradicionalmente, a negociação de ativos depende de um mercado de compradores e vendedores. Assim, no mundo de criptoativos, estas negociações dependem da centralização de uma entidade ou uma corretora cripto. Elas permitem que os negociadores apontem os preços.

Contudo, no caso das (AMMS), estamos falando de algo bem diferente. Ao utilizar smart contracts, os AMMs permitem trocas automáticas sem intermediários. Nesse sentido, como os AMMs utilizam pools de liquidez, ordens de compra e venda não precisam de combinações. No entanto, usuários de AMMs podem comprar e vender tokens com suas carteiras custodiadas.

Veja também: Conheça o projeto que quer popularizar o DeFi

Token (Ray) – Nativo

Nativo da plataforma Raydium, o token fornece aos seus holders diversas vantagens. Em primeiro lugar, holders do token RAY podem realizar o stake para ganhar taxas de protocolo. Outro ponto importante é que os holders podem realizar a mesma ação para receberem alocações para eventos de lançamentos futuros do token

Além disso, o token RAY pode ser utilizado para os processos envolvendo governança do projeto. Isso oferece à comunidade Raydium a chance de votar em propostas que impactem diretamente no protocolo. Além disso, os provedores de liquidez podem ganhar tokens RAY fornecendo liquidez aos pools de liquidez conhecidas como “Raydium farms”.

De acordo com o lançamento realizado em fevereiro de 2021, 555 milhões de tokens RAY foram criados em sua origem. Nos próximos três anos, a alocação de 34% dos tokens RAY deverão ser realizados através de incentivos de mineração.

Além disso, 30% de todos os tokens são reservados para parcerias e expansão de todo ecossistema Raydium. Isso inclui gratificações do projeto e incentivos a comunidade.

Raydium e seu ecossistema

Com intuito de interagir dentro do ecossistema Raydium, os usuários necessitam primeiramente realizar o download da Solana Program Library (SPL). A carteira SPL é essencial para guardar tokens na blockchain Solana no intuiro de interagir com a plataforma Raydium.

Nesse sentido, assim como as exchanges descentralizadas baseadas em Ethereum (DEXs), os usuários devem possuir uma quantidade do token nativo SOL na sua carteira SPL para realizar o pagamento das taxas de transação. Entre as carteiras SPL mais populares, podemos citar a Phantom e Sollet.io.

Nesse sentido, a Phantom é uma carteira Web3 que possui uma extensão para navegador. Possui uma interface de usuário bastante amigável e intuitiva para o usuário (friendly user). Isso faz que Phantom seja ideal para novos usuários. O time Serum criou a Sollet.io especificamente para usar produtos e serviços baseados em Serum.

Veja também: Conheça Illuvium, game baseado em blockchain

Raydium Swap

A Raydium Swap é uma exchange descentralizada (DEX) que facilita trocas praticamente instantâneas via Serum. A interface de usuário da Raydium Swap é bastante semelhante ao já conhecido projeto Uniswap. Outro ponto é que  a Raydium Swap permite aos usuários acessar a liquidez multi-cadeia para alguns tokens.

Além disso, os usuários podem selecionar o pool de liquidez com o melhor custo efetivo de roteamento de ordens para trocar tokens. Isso é possível ao trocar entre pools de liquidez ou através da execução de transações no book de ordens Serum.

Raydium Farming

Existem diversas formas de ganhar rendimentos através dos recursos de farming da Raydium. Primeiramente, os usuários devem prover liquidez aos pools da Raydium. Isto permite aos usuários, ganhar tokens Ray junto aos tokens do provedor de liquidez (LP).

Além disso, tokens LP podem ser apostados para ganhar ainda mais tokens RAY. Isso pode ser realizado enquanto protege a rede através da realização de farming na Raydium.

Por outro lado, os usuários podem participar no farming da Raydium através de pools exclusivos de RAY, o token nativo. Também pode participar através de pools multi-cadeias, chamados de “Fusion” pools.

Quais os benefícios de se utilizar a Raydium?

Muitos formadores automatizados de mercado (AMMS) e aplicativos descentralizados (dApps) só conseguem acessar a liquidez de seus pools nativos e não têm carteira de pedidos central. Além disso, os dApps que operam no Ethereum costumam ser bastante caros.

Contudo, como o Raydium usa o blockchain Solana, é muito mais rápido e até mesmo barato do que muitos protocolos AMM DeFi já conhecidos. Além disso, como o Raydium pode acessar a liquidez do ecossistema Serum, ele fornece aos usuários altos níveis de liquidez e possibilidades.

Dessa forma, o Raydium oferece recursos de negociação avançados aos quais muitos traders experientes já se acostumaram. Isso inclui a configuração de ordens de limite e acesso a gráficos como do TradingView. Outro ponto importante é que a plataforma oferece uma experiência de negociação familiar para muitos traders de criptomoedas.

Outra razão pela qual as pessoas são atraídas por projetos construídos em Solana é o alto rendimento atingido. Em outras palavras, as confirmações de bloco são rápidas e as taxas de transação médias custam menos de US $0,01.

Além disso, graças ao uso da carteira de pedidos de limite central e de liquidez da Serum, os usuários do Raydium ganham acesso à liquidez de todo o ecossistema da Serum.

Juntando uma série de recursos de negociação profissional, isso fornece uma experiência de negociação muito próxima a de uma bolsa centralizada como conhecemos. No entanto, não há custódia de ativos nem possibilidade de banimentos de contas por exemplo.

Veja também: O que é e como funciona uma DEX? Conheça suas vantagens

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts