Conheça a Intelbras, líder nacional de equipamentos de segurança

Existem algumas marcas que certamente o consumidor, de alguma forma, já ouviu falar. Algumas por ter estratégia de marketing muito forte, outras por dominar simplesmente determinado setor do mercado. A Intelbras se encaixa na segunda opção. A empresa brasileira, fabricante de câmeras e equipamentos de segurança eletrônica e comunicação, atua em 98% dos municípios do país.

Nesse sentido, dificilmente o leitor nunca se deparou com um equipamento da Intelbras. Contudo, dificilmente também alguém conheça a história da empresa e o que levou a ser a maior fabricante nacional em seu setor.

Sendo assim, nesse artigo abordaremos a história da Intelbras, bem como a estratégia da empresa que resultou no sucesso que é hoje. Além disso, falaremos, também, das estratégias da empresa após realizar a abertura de capital (IPO), buscando entender os planos da empresa para o futuro.

A história da Intelbras

A Intelbras, Indústria de Telecomunicação Eletrônica Brasileira, foi fundada em 1976 por Diomício Freitas, em São José, Santa Catarina. Especializada em equipamentos domésticos e corporativos, as principais divisões da empresa envolvem equipamentos de rede, segurança eletrônica doméstica e corporativa, além de equipamentos de energia e comunicação.

Além disso, da alta participação no mercado nacional, a empresa, hoje, realiza exportação para 23 países, contando com 3500 colaboradores. A empresa pretende expandir suas operações a captação de recursos realizada no IPO.

Nesse sentido, conforme ia crescendo, a empresa obteve alguns prêmios e certificações. Entre eles, podemos citar o reconhecimento como Great Place To Work, Revista Você S/A – Melhores empresas para começar uma carreira e Mesc Satisfação do cliente, todos em 2018. Também foram obtidas as certificações ISO:9001, sobre gestão da qualidade, e a ISO:14001, sobre Sistema de Gestão Ambiental

Em fevereiro deste ano (2021), a empresa realizou seu IPO. Com ação precificada a R$15,75, a empresa conseguiu captar R$ 1,3 bilhão de reais. Com isso, a empresa passou a ser lista na bolsa de valores brasileira (B3), utilizando o ticker INTB3.

Utilização do dinheiro captado no IPO

Intel

Segundo a Intelbras, 55,55% do dinheiro captado (R$724,5 milhões) corresponderam à tranche primária, ou seja, dinheiro que vai direto para o caixa da empresa. Já o valor restante, R$579,6 milhões de reais, faziam parte da oferta secundária, quando os acionistas da época venderam parte de suas fatias.

Nesse sentido, a estratégia da empresa para a destinação do dinheiro se divide em quatro pontos. O primeiro deles é que, 36% do valor vai ser destinado ao crescimento inorgânico, ou seja, aquisições que a companhia pretende realizar. Em 40 anos de história, a companhia adquiriu 5 companhias, a Maxcom, Automatiza, Engesul, Décio, Seventh.

Recentemente, a empresa adquiriu 75% da Khomp, empresa de tecnologia, refereência em produtos e serviços nas áreas de telecomunicações, controle de acesso e IOT. Em todas as aquisições, a empresa manteve os fundadores à frente das operações.

Além disso, a empresa pretende destinar 26% do valor para expansão da capacidade produtiva das suas plantas industriais. Outros 21% do valor será utilizado para aquisições de unidades “hardware as a service”, ou seja, comercialização e distribuição de equipamentos de T.I sem necessidade de compra

Por fim, os últimos 17% serão utilizados para área administrativa e de T.I. A ideia aqui é expandir as equipes, desenvolver o e-commerce próprio e investir nos canais de varejo da empresa.

Mercado de Atuação

Somente em 2019, o mercado de produtos e aparelhos eletrônicos e câmeras de segurança movimentaram cerca de R$7,17 bilhões de reais, segundo dados da Abese. Ainda, segundo a Abese, o mercado apresentou crescimento de cerca de 12% em 2020.

Além disso, em 2019, o mercado de energia solar no Brasil cresceu 212%, alcançando 2,4GW instalados. Segundo a Aneel, forma instalados mais de 110 mil sistemas fotovoltaicos de mini e microgeração. Isso corresponde a R$4,8 bilhões e 15 mil profissionais atuando na área.

Nesse sentido, com atuação também no mercado de energia solar, a Intelbras possui grande potencial para obter ainda mais crescimento. Espera-se que o boom do mercado de energia solar continue para os próximos anos.

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Pontos fortes da Intelbras

Segundo alguns especialistas, um dos pontos fortes da Intelbras é sua liderança nas diversas categorias em que atua. A empresa, nestes 45 anos de atuação, se consolidou na área de segurança eletrônica, comunicações, controles de acesso e redes. Também possui participação de mercado superior a 20%, o que garante melhores condições comerciais tanto de fornecedores como nos canais de venda.

Além disso, o histórico de aquisições também ajuda a companhia. O motivo é que, utilizando bem os 36% do IPO destinados à aquisição, é possível aumentar o lucro e crescimento de seu portfólio.

Um outro ponto interessante da empresa é o reinvestimento de 10% do lucro em pesquisa e desenvolvimento. Isso já é algo histórico na empresa. O que possibilita a criação de novos produtos e diversificação do portfólio. Hoje, 70% do faturamento da empresa advém de produtos desenvolvidos “dentro de casa”.

A Intelbras também possui boa reputação no quesito suporte ao cliente. O site Reclame Aqui mostra bom desempenho da empresa e no NPS, que mede a fidelidade do cliente, mostra que a empresa vive um bom momento.

Por fim, o segmento de energia solar da empresa vem trazendo bons resultados. Entrou no mercado em 2019 e já faturou R$49,9 milhões de reais com painéis solares e inversores, acompanhando o início promissor do setor.

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Conclusão

A Intelbras vem apresentando resultados sólidos mesmo antes da sua estreia na bolsa de valores. Com mais de quatro décadas de atuação no mercado, a empresa lidera o ramo de atuação. Contudo, a liderança é exercida não só pelo seu vasto portfólio, como também pela qualidade do produto e atendimento fornecido.

Além disso, a empresa vem diversificando seus negócios, saindo do mercado de dispositivos eletrônicos para o de energia solar. Este mercado vem tendo grandes resultados nos últimos anos e as perspectivas de expansão são boas. Sendo assim, espera-se que a Intelbras se beneficie com esta movimentação do setor de energia.

Em síntese, recomendamos o leitor a estudar sobre a empresa, desde o seu IPO, suas ações vêm performando bem. Hoje, está cotada a R$28,90, o que representa um crescimento de 83,5%. Nos resultados do 2T2021, a empresa apresentou lucro de R$ 85,2 milhões, salto de 62,7% em relação ao mesmo período de 2020.

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