Aposentadoria

Como se preparar para a aposentadoria?

Aposentadoria é uma palavra que pode assustar muitas pessoas. Com as recentes mudanças na idade mínima de aposentadoria, agora pode demorar um pouco mais para finalmente apreciar a vida sem se preocupar com trabalho.

Além disso, se aposentar ganhando o mesmo salário de trabalho é uma tarefa praticamente impossível, dificultando manter o padrão de vida, podendo gerar dificuldades financeiras.

Com isso, vem a importância de se preparar para a aposentadoria. Embora o custo de vida tenha aumentado para o brasileiro, é possível tomar atitudes que venham a impactar positivamente a sua aposentadoria. Um bom planejamento financeiro, identificando gastos, receitas, além da realização de investimentos, são ótimas formas de se preparar para este momento.

Sendo assim, neste artigo iremos abordar os principais passos para se preparar para aposentadoria. Um ponto importante a ser observado é que, a organização financeira pessoal não irá te preparar somente para isso. Uma correta organização financeira pode ajustar sua vida a curto prazo, levando ao seu conforto e atingimento de objetivos pessoais.

Se eduque financeiramente

Aposentadoria

Organizar a vida financeira não significa apenas anotar todos os seus gastos e receitas e planilhas. É necessário que você se conscientize sobre sua relação com o dinheiro, fazendo escolhas conscientes ao investir ou comprar algo. Alguns especialistas aconselham verificar o quanto você ganha por hora em seu trabalho.

Com isso, verifique quantas horas são necessárias do seu trabalho para você pagar o produto. Será que vale a pena? Você precisa deste item nesse momento? São pequenas atitudes que ajudam as pessoas a refletir um pouco mais sobre gastos realizados.

Além disso, busque ler livros sobre finanças pessoais. Caso você não tenha muita paciência para leitura, existem diversos canais no Youtube com pessoas competentes que ajudam a melhorar a sua vida financeira. Livros são baratos e vídeos no Youtube estão disponíveis de graça, o retorno, seguindo as dicas, será recompensador.

Organizando as finanças

Neste ponto, é necessário que você passe a identificar todos os seus gastos e ganhos mensais. Quanto maior o detalhamento, melhor, e o ideal é que seja feito em planilha para facilitar e haver ganho de tempo. Caso não seja muito familiarizado com planilhas, o bom e velho caderno pode ajudar.

Sendo assim, passe a registrar tudo, gastos com luz, água, tv por assinatura, mercado, padaria, cartão de crédito etc. Também recomendo a fazer registros de contas parceladas, a fim de obter previsibilidade e controle sobre dívidas com pagamento em médio e longo prazo.

É importante que esse registro seja feito constantemente, separando algum momento do dia para esta função. Caso não seja possível, não deixe passar o registro do gasto ou da entrada da receita muito tempo depois de ter acontecido para não cair no esquecimento e perder o controle.

Economizando dinheiro

Com gastos e receitas devidamente registrados, você passa a ter maior controle sobre sua vida financeira. Afinal, “não se gerencia o que não se mede”. Assim, é possível identificar em quais situações você pode passar a economizar mais, principalmente com a redução de gastos supérfluos.

De antemão, é importante esclarecer que o intuito de economizar não é para que você deixe de realizar suas vontades. Mas sim, atingir seus objetivos pessoais. Quando você passa a organizar sua vida financeira, economizar dinheiro, é importante que você defina suas metas pessoais, podendo ela ser até mesmo uma aposentadoria mais tranquila no futuro.

Contudo, antes de falar de investimentos na próxima seção, é de extrema relevância, ao começar a economizar dinheiro, preparar uma reserva de emergência. Esta reserva é um valor que possa cobrir gastos pontuais não previstos. Até mesmo para que você possa manter sua vida por alguns meses em caso de desemprego, cumprindo com suas obrigações mensais até se reestabelecer financeiramente.

Veja também: 13 dicas para aprender como economizar dinheiro diariamente

Realizando os primeiros investimentos

O mundo de investimentos é amplo. Os investimentos vão dos mais seguros, como renda fixa e a própria caderneta de poupança, até os mais arriscados, como a bolsa de valores e o mercado de criptomoedas. Quanto maior o arrisco, maior o potencial de retorno, contudo, também maior é o potencial de perda.

Nesse sentido, é importante que você estude sobre o investimento que está realizando, de forma que você tenha segurança e assertividade sobre o que está fazendo. Assim como sobre educação financeira, existem diversos livros e canais no Youtube sobre o assunto. Verifique a procedência e confiança principalmente destes canais.

 Um outro ponto é sempre estar atento sobre a diversificação dos investimentos. Se, por algum motivo, o seu investimento passar por uma situação de mercado ruim, você terá outros que possa trazer retorno.

De mesmo modo, mantida a sua reserva de emergência, invista constantemente. Embora a curto prazo os ganhos pareçam pequenos, de hoje até a sua aposentadoria, os valores serão grandes.

Mantenha o foco

Aposentadoria

Embora, em teoria, economizar pareça uma tarefa simples, na prática é justamente o contrário. Afinal, sempre queremos comprar algo para satisfazer nossa vontade pessoal. Contudo, muitas vezes, comprando este algo, estamos tomando uma decisão de preterir um objetivo maior em detrimento de pequenas satisfações pessoais.

Com isso, ter objetivos claramente definidos nestas horas é de fundamental importância. Seja ele uma viagem internacional, uma aposentadoria confortável, a compra da casa própria. É possível realizar objetivos sem entrar em grandes dívidas, que muitas vezes são capazes de tomar uma boa parte da vida em seu pagamento.

Conclusão

Embora a aposentadoria pareça estar longe do momento em que você está lendo esse texto, é necessário tomar atitudes de planejamento desde já. O trabalho para ter uma aposentadoria confortável é feito de pouco a pouco, exige bastante dedicação e controle pessoal. Além disso, não basta somente pensar na aposentadoria. Também é necessário organizar sua vida de forma que a vida que você leva até a aposentadoria seja o mais confortável possível.

Sendo assim, comece a estudar sobre finanças o mais cedo possível, acompanhe sites sobre o assunto (como este), também procure entender sobre o mundo de investimentos. Através de uma boa educação financeira, é possível obter êxito seguindo os passos citados ainda que sua renda mensal seja baixa.

É de fundamental importância que, o planejamento que você montar seja bem executado. Deste modo tanto sua vida enquanto trabalhador, quanto aposentado, será tão confortável quanto o sucesso de seus planos.

Veja também: Como começar a investir – Trilha do conhecimento

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts