Cabo submarino liga Brasil e Europa: Entenda os benefícios disso!

A estrutura recém-inaugurada irá conectar o Brasil à Europa através de um cabo submarino. Entre as principais vantagens que se vê ao Brasil, é bem possível que o serviço de telefonia melhore no país, a níveis próximos da qualidade que se têm na Europa, além de melhorar a experiência em jogos online.

Este caso submarino se trata de uma fibra óptica que irá ligar o Brasil à Europa e foi inaugurado no início deste mês. A conexão será feita de Fortaleza até Sines, cidade portuguesa. O Ellalink terá mais de 6 mil quilômetros de comprimento, e custou 150 milhões de euros (R$ 900 milhões).

Principais vantagens do novo cabo submarino

Com a instauração desse novo cabo submarino, é bem provável que no país se tenha uma maior instabilidade nos serviços de armazenamento em nuvem, uma necessidade que já era essencial e se tornou ainda mais visível durante a pandemia, pois as pessoas adotaram com força o regime home office.

Até mesmo o exercícios de jogos online pode ter respostas positivas de forma imediata. Os custos de serviço também devem diminuir, resultando em melhores serviços e com tarifas que podem cair aos consumidores. De acordo com o cientista em computação Daniel Couto Gatti, a principal mudança estaria no “balanceamento de tráfego”.

A parceria para o projeto foi firmada lá atrás, em 2015, quando o serviço de Internet estava longe do ideal no Brasil. O Governo Brasileiro confirmou que irá fazer um aporte minoritário, pois o projeto é da iniciativa privada.

A história dos cabos submarinos no Brasil

A história dos cabos submarinos não começou agora, mas sim desde o período imperial. A primeira linha ligou do Rio de Janeiro até Petrópolis em 1857 foi ligada por cabos, pois precisava abrigar o Palácio do Imperador.

Em 1874 o Imperador inaugurou os primeiros cabos submarinos do país, na ocasião sendo visto como uma das maiores obras da época, que ligou as capitais Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Belém. Hoje se tem cerca de 20 cabos em operação no Brasil, um número bastante significativo em comparação a outros países.

Além disso, há tecnologia sempre em constante desenvolvimento, desde o material que é feito até os satélites e outras modernidades que são usadas para transmissão, como essa nova fibra óptica que irá ligar o Brasil ao continente europeu.

Os cabos e a sua gigante instalação

A construção de cabos submarinos é feita de forma muito parecida ao que acontece em qualquer cabo de telefonia ou transmissão de TV hoje em dia, obviamente com a fibra ótica. Os cabos mais antigos eram feitos com o cobre, e investimentos como esse, que precisam atravessar o oceano, precisam de segurança para que sejam muito resistentes.

Essa estrutura também requer navios dotados de um carretel gigante para levar o cabo enrolado e a bordo. Depois fica a cargo da embarcação percorrer o trajeto, soltando o cabo submarino no mar. Resta saber se o novo investimento irá ser positivo para a população do país, com melhorias nos serviços de tecnologia.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts