Brasil sobe cinco posições em ranking global de inovação

A economia brasileira subiu cinco posições e se encontra na 57ª posição de um ranking de 132 países analisados na edição deste ano do Índice Global de Inovação. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (20) pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual, em uma parceria com outras instituições.

No Brasil, a Confederação Nacional da Indústria foi parceira na divulgação de dados. Embora o Brasil tenha subido na classificação deste ano, o país já ocupou posições mais privilegiadas neste ranking, como em 2011 onde ficou entre os 50 melhores colocados.

Para a avaliação do CNI, a colocação do Brasil é incompatível com o fato de ser a décima maior economia do mundo, além da realidade do país dispor de um setor empresarial sofisticado. A liderança do ranking é da Suíça, seguida pela Suécia e Estados Unidos. Completam o top 10 Reino Unido, Coreia do Sul, Holanda, Finlândia, Singapura, Dinamarca e Alemanha.

Entenda os detalhes que são avaliados no Índice Global de Inovação

O índice Global de Inovação tem como base em sua classificação indicadores como instituições, pesquisa, capital humano que as empresas possuem, infraestrutura, sofisticação do mercado, produtos de conhecimento e a capacidade de criação.

Em 2021, o Brasil se destaca na sofisticação empresarial (34ª posição), e capital humano, onde ficou na 48ª posição. Porém, o país fica muito para trás quando o quesito é instituições, ficando apenas no 78ª lugar.

Desempenho dos países na América Latina

Países da América Latina e do Caribe também foram analisados, onde o Brasil ficou na quarta colocação entre as 18 economias citadas. O país mais desenvolvido da América Latina é o Chile, que ficou na 53ª posição no ranking de inovações, além de México na 55ª posição e Costa Rica na 56ª posição, uma à frente do Brasil.

Na comparação com os países do grupo Brics, grupo este que o Brasil faz parte, o nosso país só fica a frente de um país, a África do Sul que está na 61ª posição. A China aparece na décima segunda posição, com a Rússia em 45ª e a Índia em 46ª.

Dicas para quem deseja inovar no mercado brasileiro

De acordo com um ranking que foi publicado pela Forbes em 2018, apenas a Cielo das 100 companhias mais inovadoras do mundo é brasileira, na ocasião estando na 78ª posição. O resultado diz muito em relação ao quanto o país ainda precisa melhorar para estar entre os países mais inovadores do mundo.

Apesar da Lei da Inovação que foi implementada em 2004, o cenário econômico do país ainda não contribui para quem tem vontade de inovar no Brasil. O país ainda enfrenta muita burocracia para quem deseja inovar, além dos altos impostos.

Um dos primeiros passo do país em buscar maior inovação com o mundo, será buscar um maior envolvimento com outros países e isso se torna urgente com a chegada de novas tecnologias, movimento rápido e um mundo que com a chegada da pandemia, ficou ainda mais integrado, como a adaptação do regime de trabalho home office.

Total
6
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts