Bolsas disparam com surpreendente criação de empregos nos EUA

O mercado de trabalho dos EUA desafiou as previsões de um aumento no desemprego no estilo da Depressão, sinalizando que a economia está acelerando mais rapidamente do que o previsto pela recessão infligida por coronavírus, em meio a reabertura e estímulo do governo.

O número de quantidade de folhas de pagamento aumentou 2,5 milhões em maio, superando as previsões de um declínio acentuado após uma queda de 20,7 milhões no mês anterior, que foi a maior em registros desde 1939, segundo dados do Departamento do Trabalho na sexta-feira. A taxa de desemprego caiu de 13,7% para 13,3%.

IBOV vs SPX vs Dólar/Real (Abr-Mai 2020) 

O S&P500, principal índice do mercado de ações dos EUA, subiu 2,3% e já está próximo de recuperar os níveis pré-Covid19. Os números foram tão surpreendentes que o presidente Donald Trump realizou uma entrevista coletiva, na qual chamou os números de “extraordinários” e previu melhorias adicionais antes de ser reeleito em novembro.

21 milhões ainda continuam sem emprego nos EUA

Embora o quadro geral tenha melhorado, ainda existem grandes advertências: 21 milhões de americanos continuam desempregados com uma taxa de desemprego mais alta do que em qualquer outro período desde 1940, indicando que uma recuperação completa permanece distante, com muitas chances de sofrer por algum tempo.

A melhoria inesperada não se limitou aos números dos EUA. Ao norte da fronteira, o emprego canadense aumentou 290 mil em maio, em comparação com as previsões de uma queda de 500 mil, informou seu escritório de estatísticas na sexta-feira.

Os dados mostram uma economia dos EUA se afastando à medida que os estados relaxam as restrições e as empresas trazem de volta funcionários em meio a um estímulo recorde do governo, incluindo empréstimos que dependiam da recontratação de trabalhadores. 

Ao mesmo tempo, a falta de um tratamento eficaz para o Covid-19 – que já matou mais de 100 mil nos EUA – significa que as infecções podem persistir e possivelmente aumentar em uma segunda onda, com o potencial de agitar ainda mais o mercado de trabalho e ampliar a fraqueza econômica.

“A única coisa que pode nos impedir é uma política ruim, como aumentar os impostos e o Green New Deal”, disse Trump na sexta-feira. Ele também disse que vai pedir ao Congresso para aprovar mais estímulos econômicos, incluindo um corte nos impostos sobre os salários.

Mercado de ações no Brasil pega carona na notícia

Um motivo para que os EUA tenham criado tantos empregos assim é que o mercado de trabalho deles é muito mais dinâmico do que no Brasil. Lá demite-se rápido e contrata-se com a mesma velocidade. Em resumo: há pouca burocracia nas relações trabalhistas por lá, o que pode contribuir para um “efeito sanfona” na economia.

No Brasil, a economia ainda sente os impactos. Não sabemos se estamos no pico da pandemia e muitos negócios ainda estão fechados. Pedidos de falência chegaram a subir 30% no mês de maio. Como consequência, o Brasil seguirá na direção contrária do Tio Sam, assim como deverá ter uma recuperação mais lenta nos empregos.

Índice IBOVESPA (5 de junho de 2020)

Contudo, o mercado de ações parece já ter considerado essa informação e mesmo assim acredita que o Ibovespa, índice da bolsa de valores no Brasil, deve continuar subindo. No geral, se vê um grande otimismo de recuperação rápida e também com uma possível vacina. O Ibovespa está em alta de 2,60% hoje. Dólar segue em queda e chega a R$ 4,93.

Total
21
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts