Banco Central da Rússia promete luta contra as criptomoedas

O Banco Central da Rússia informou que está a alguns anos trabalhando para emitir a sua própria moeda digital. O anunciado é que o rublo digital será apenas uma versão do rublo normal fiduciário, sendo que a sua emissão será exclusiva pelo BC Russo e promete uma luta contra as criptomoedas.

Também ficou claro após o anúncio do Banco Central da Rússia que ele será contrário a qualquer abordagem positiva em relação às criptomoedas dentro do país. Essa afirmação aconteceu durante a sessão plenária da Duma que foi comandada pela diretora do Governo Russo, Elvira Nabiullina.

Depoimentos duros do Governo Russo em relação as criptomoedas não começaram em 2021

O Governo Russo já deixou claro que tem uma postura extremamente negativa em relação às criptomoedas, sobretudo as moedas privadas que afirmam ser dinheiro. Estas criptomoedas são anônimas, sendo que de acordo com as autoridades russas elas não possuem nenhum dono e estão expondo as pessoas ao risco.

A diretora do Banco da Rússia ressaltou que o regulador russo não se mostra contra as moedas digitais, porém a contrária a legalização do Bitcoin como método de pagamento, fato este que aconteceu em El Salvador no dia 7 de setembro e colocou a nação como peça chave no mundo para apoiar o BTC.

Ela entende que o preço do Bitcoin não afeta a sua essência, que na opinião dos mesmos “não é uma moeda”. De acordo com a mesma, as criptomoedas são usadas para vários tipos de transações duvidosas.

Rússia

Não é de hoje que o Banco Central Russo está trabalhando na emissão de sua própria moeda digital. Como já anunciado, o rublo digital será apenas uma versão do rublo que hoje já existe, ressaltando que a sua emissão será exclusiva do BC local.

A discussão do uso das criptomoedas e da mineração no país já existe a bastante tempo, sendo que de acordo com os especialistas, as mineradoras carregam uma alta carga elétrica. O mesmo acontece com o sistema fiduciário tradicional e grandes bancos, porém esse setor o Governo Russo não realizou críticas.

Para os mesmos, as redes se desgastam e diversas cidades ficam “sem eletricidade por muito tempo”.  O Governo russo estaria considerando reconhecer a mineração de criptomoedas como uma atividade empresarial, sendo que dessa forma a atividade seria regulamentada pelo estado.

Oposição da Rússia sobre o Bitcoin

Apesar de a Rússia se mostrar como um dos principais países no mundo a se posicionar de modelo contrário ao Bitcoin como método de pagamento, o chefe do Comitê Estadual da Duma no Mercado financeiro, Anatoly Aksakov, fez uma declaração de que enxerga como necessário criar uma legislação e tributação das criptomoedas no país.

De outro lado, o empresário russo Oleg Deripaska fez um pedido ao Banco Central da Rússia para que eles não fechem os olhos devido ao constante crescimento do mercado de criptomoedas. Ele inclusive ressaltou que a muito tempo o Tesouro dos Estados Unidos está pensando nisso, com o intuito de tributar os lucros para investimentos próprios. 

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts