B3 anuncia que irá negociar o primeiro ETF DeFi do mundo

Depois de ter se tornado umas das pioneiras na negociação de ETFs de Bitcoin e Ethereum no último ano, agora a Bolsa de Valores (B3) anunciou que irá abrir nas negociações do primeiro ETF DeFi no mundo. Assim, já se definiu até o ticket que o produto vai estrear, o DEFI11 no Hashdex, maior gestora de criptomoedas da América Latina.

O anúncio foi realizado pela gestora brasileira Hashdex na última segunda-feira (17), que terá a oportunidade de lançar o primeiro ETF de finanças descentralizadas (DeFi) do mundo. O produto vai oferecer aos investidores a possibilidade de diversificar a carteira em vários segmentos que o DeFi está presente.

Entenda como será a exposição do novo ETF da B3

Assim como já vimos nos demais ETFs que são negociados pela Hashdex, como o HASH11 que oferece a exposição em uma vasta cesta de criptomoedas, também temos o BITH11 (investimento totalmente focado em Bitcoin) e o ETHE11 (investimento totalmente focado em Ethereum). Com a expansão do Metaverso, não é de se ignorar o surgimento de um ETF para esse segmento.

O DEFI11 também vai ser negociado na Bolsa de Valores Brasileira, a pedido da B3. Os pedidos de reserva do ETF já devem começar nesta terça-feira (18), com previsão de que o produto estreie na B3 no próximo mês.

Para quem ainda não tem um grande entendimento para o que servem as finanças descentralizadas, elas são nada mais que aplicações baseadas em uma rede blockchain. Assim, ela trabalha através de contratos inteligentes que partiram da rede Ethereum e possibilitam a criação de um novo serviço financeiro que não segue os moldes tradicionais, por não ter órgãos centralizados que o controlam, exigindo o pagamento de impostos.

Investir em DeFi é muito mais do que pensar apenas em finanças descentralizadas

Investir em DeFi é muito mais do que pensar apenas em finanças descentralizadas, mas também pensar no futuro das fintechs. Esse mercado ainda é novo e tem muito futuro, muito por conta das suas tecnologias que facilitam a quebra da burocracia, podendo assim ter um potencial de crescimento altíssimo nos próximos anos.

O produto conta com a participação de grandes bancos, como o Itaú, XP Investimentos e Banco Genial. Todos estes estão trabalhando como coordenadores da oferta deste novo ETF da Hashdex.

O DEFI11 de acordo com a Hashdex, se trata de um índice que segue uma infinidade de critérios para se obter a melhor representação do mercado de finanças descentralizadas no momento.

Detalhes sobre a composição do ETF

Neste primeiro momento, o ETF deverá contar com até 12 ativos, já definido que será dividido em até três categorias. Vão ser oferecidos protocolos DeFi, que oferecem soluções práticas e modernas, como a Uniswap, Maker, AMP, Synthetix e yearn.finance.

Além disso, também haverá a composição com outras criptomoedas de finanças descentralizadas, que a empresa denominou de “Protocolos de Suporte”. Segundo ela, isso auxilia os protocolos DeFi para realizar a armazenagem de dados, com soluções idênticas que serão oferecidas na B3, como acontece com a rede blockchain Polygon.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts