As regras da B3 limitam o efeito GameStop nas ações da IRBR. Entenda os motivos

As ações da IRBR, através dos papéis de código IRBR3, dispararam quase 18% no pregão desta quinta-feira (28), com a tentativa dos brasileiros de trazer ao cenário nacional um caso parecido ao que aconteceu com a GameStop nos EUA, e que tem gerado grande polêmica nas redes sociais.

A tentativa de replicar o cenário da GameStop sobre IRBR foi um dos assuntos mais falados nas redes sociais no dia de ontem (29), ao qual se espera o desenvolvimento do caso a partir do pregão nesta sexta-feira.

Mas o caso acaba atingindo uma proporção maior do que apenas considerando o caso da IRBR (IRBR3), uma vez que liga o sinal de alerta para outras ações que apresentam uma menor liquidez no mercado brasileiro.

O grupo do Telegram, onde os pequenos investidores estão se organizando para comprar as ações da IRBR (IRBR3) já conta, até o momento em que este texto é escrito, com mais de 37600 pessoas e só tem crescido desde então.

O fato pode ser visto de diversas formas por analistas, porém o sucesso do “short squeeze” brasileiro daqui pra frente ainda é muito questionável. O fato não pode ser ignorado, porém alguns pontos precisam ser questionados em relação às diferenças nas regras da bolsa americana e do Brasil, e que pode limitar o sucesso da réplica brasileira do caso GameStop.

Veja também: Saiba como os memes e trolls da internet estão falindo fundos bilionários de Wall Street

Segundo o CEO da Planner Corretora, Alan Gandelman “Nos EUA, a quantidade de investidores pessoa física na bolsa chega a 50% da população e aqui, a 1,5%, tem diferença muito grande. Não acredito que a alta do IRB tenha vida longa, não existe no Brasil o potencial de pessoa física fazer um movimento desse. Nos EUA já estão tomando algumas providências e não ficaria surpreso se aqui a negociação do papel parasse em algum momento para averiguação”.

O que as regras da B3 sugerem para uma possível réplica do caso GameStop no Brasil?

Embora os pequenos investidores estejam bastante otimistas em relação ao primeiro dia de valorização intensa nas ações da IRBR3, as regras da B3 acabam limitando a capacidade de que ocorra um evento parecido com o da GameStop aqui no Brasil.

Desse modo, os investidores expostos no que seria uma réplica do “short squeeze” dos EUA aqui no Brasil, precisam ficar atentos sobre o fato se realmente vale a pena ou não do ponto de vista da bolsa brasileira e das regras que ela possui.

Diferentemente do que acontece na bolsa dos EUA, as regras impostas pela B3 colocam sobre os investidores algumas limitações para certas posições em ativos, seja de forma vendida ou comprada.

Veja também: Dívida pública no Brasil atinge o maior patamar de sua história. Veja os valores

Na B3 ocorre um modelo vertical, no qual concentra sobre ela as negociações, liquidações e até mesmo as custódias das ações, o que não acontece na bolsa de valores dos EUA. Isso torna possível uma interferência da B3 sobre a compra e venda de ativos, dependendo da percepção de algum momento em que as regras não estejam sendo cumpridas.

Uma dessas regras, está justamente no fato de que podem ser alugadas no máximo 20% do total de ações com papéis em circulação, o que se conhece como free float, o que acaba por limitar operações em massa dos investidores sobre operações vendidas.

Além desse total de 20% sobre o free float para limitação de aluguel de ações, esse número também tem um limite por usuário, que seria em torno de 5%, apenas. Essas limitações acabam sendo inexistentes na bolsa americana.

Nos EUA, os investidores que antes apostavam na baixa da GameStop e estavam realizando venda a descoberto sobre suas ações, tiveram que comprar as ações para amenizar as perdas.

 A compra dos pequenos investidores em busca de quebrar esses fundos bilionários, juntamente com esse último fato que citamos, criou um volume de compra tamanha sobre as ações da GameStop que resultou nessa valorização incrível do ativo.

Vale lembrar que a porcentagem de ações alugadas e que estavam sendo realizadas a venda a descoberto nos EUA sobre os papéis da GameStop estava acima dos 100% em relação ao total de ações disponíveis para negociação, e isso foi fundamental para que o plano dos usuários do Reddit acontecesse com sucesso.

Porém, as regras da B3 em limitar a apenas 20% para isso, faz com que não seja possível que o efeito GameStop seja realizado na mesma proporção com as ações da IRBR (IRBR3) aqui no Brasil.

Veja também: Greve dos caminhoneiros 2021: Veja o que se sabe até agora. Vai ocorrer?

Total
7
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts