100% dos investimentos em renda variável?

“Algumas pessoas falam que eu tenho uma abordagem arriscada por colocar 100% dos meus investimentos para minha aposentadoria em ações, mas eu acredito que minha estratégia vai valer a pena”

Imagem retirada do Business Insider.

Texto escrito por Elizabeth Aldrich, em 3 de março de 2020, para o Business Insider

Confira nossa tradução livre:

  • Finalmente, comecei a investir pela primeira vez na vida no meu aniversário de 30 anos. 
  • Eu abri uma conta de investimentos no Vanguard (empresa de investimento dos EUA), com o objetivo de guardar dinheiro para a aposentadoria. 
  • A sabedoria popular recomenda que alguém da minha idade aloque 30% dos seus investimentos em títulos e 70% em ações
  • Decidi investir 100% do meu portfólio em ações. Como estou começando tarde e somente com U$10,000, quero ser o mais agressiva possível. 
  • Tenho várias fontes de renda e pretendo viver mais que a expectativa de vida de 78-82 anos. Então, estou disposta a correr mais riscos. 
  • Um consultor financeiro pode te ajudar a definir a estratégia certa para sua aposentadoria. 

Quando me formei na faculdade e tive meu primeiro emprego de verdade, eu sabia que eu tinha que começar a juntar dinheiro para minha aposentadoria imediatamente. Infelizmente, não fiz isso. 

Na verdade, não comecei minha aposentadoria, nem a investir meu dinheiro até completar 30 anos. Antes tarde do que nunca, certo?

Felizmente, eu ainda tenho um período muito longo até chegar na idade de aposentar. Recentemente, eu abri minha primeira conta de investimentos e eu tinha decidido como eu queria alocar meus ativos. Contrariando a sabedoria popular, eu escolhi investir 100% do meu portfólio em ações, pelo menos por enquanto. 

Uma das primeiras decisões que você tem que fazer quando decide começar a investir seu dinheiro é como alocar seus investimentos. Você também precisa ajustar constantemente as alocações a medida que você vai envelhecendo. 

De forma simples, alocação de investimentos é como você divide seus investimentos entre ações e títulos (e também em reservas de curto-prazo, como dinheiro ou certificados de depósito). Quando eu abri minha conta para investir os U$10,000 que eu tinha economizado, eu tive que decidir quanto eu queria colocar em ações e quanto em títulos. 

Um portfólio diversificado focado em sua aposentadoria deve incluir ações e títulos. Ações são mais voláteis, mas têm uma taxa de retorno mais alta ao longo do tempo, enquanto títulos geralmente permanecem mais estáveis mas não geram grandes retornos. 

Por essa razão, é recomendado que você comece com a maioria dos seus investimentos em ações enquanto você é jovem . Assim, gradualmente você vai mudando seus ativos para títulos, ao ir se aproximando da idade da aposentadoria. 

A regra geral para alocar seus investimentos é subtrair sua idade do número 100. O resultado é a porcentagem que você deve alocar em ações e o resto deve ser usado em títulos. Como eu tinha 30 anos quando eu comecei a investir, se eu fosse seguir esse conselho, eu teria que colocar 70% dos meus investimentos, ou U$7,000 em ações e 30%, ou U$3,000 em títulos, e ir separando os depósitos de acordo para cada tipo de investimentos. 

Claro que existem exceções para as regras gerais e eu decidi que eu era uma delas. 

Eu escolhi investir 100% dos meus investimentos para aposentadoria em ações por agora. 

Eu não só tenho um longo horizonte (+20 anos) até que eu aposente, mas também acabei de começar do zero e me senti um pouco atrasada. Eu também não tenho muito a perder. Se eu tivesse investindo U$100,000, eu não colocaria tudo em ações tão facilmente assim. Mas como só estou investindo U$10,000, me sinto confortável em correr mais risco com o objetivo de gerar um maior retorno. 

Eu também espero viver mais que a média de expectativa de vida (78 a 82 anos). Essa é a expectativa de vida hoje, mas tem várias evidências científicas apontando que, aqueles que estão em seus 20, 30 anos, vão viver significantemente mais. Isso dá ao meu portfólio mais tempo de se recuperar se (ou quando) as ações caírem. 

Outro motivo de eu estar colocando tanto dinheiro em ações é que eu tenho diferentes fontes de renda e pretendo continuar diversificando elas. Isso significa que eu não vou estar totalmente dependente dos meus investimentos quando eu aposentar. E, por isso, mais uma vez, posso correr mais risco. 

Meus planos para minha aposentadoria em meus 30 e depois

À medida que meus investimentos crescem e eu fico mais velha, vou começar a mudar meus ativos para títulos. Meu plano é continuar colocando todo o valor que sobra mensalmente no meu portfólio de investimentos para recuperar o tempo perdido. Alocando tudo em ações por enquanto. 

Nos próximos dois anos, vou alterar meu portfólio e ter 90% em ações e 10% em títulos. Quando eu tiver 35 anos, espero ter alcançado U$200,000 em investimentos e ter 80% em ações e 20% em títulos. Vou manter essa divisão até eu completar 40 anos, ponto em que eu continuarei mudando meus investimentos de ações para títulos. 

Minha situação é única em vários aspectos. Mas eu acredito que começaremos a ver mais pessoas de 20 e 30 anos usando essa abordagem. Por causa da maior expectativa de vida e o crescimento das fontes de renda, esse tipo de investimento faz sentido para muitas pessoas da minha idade. 

Texto publicado originalmente em Business Insider.

https://www.businessinsider.com/personal-finance/why-invested-all-of-my-retirement-savings-in-stocks

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts